Blitzen da Settran diminuiram número de mortes por acidentes

Ação de fiscalização inclusive durante a noite
Secom

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran) apresenta saldo positivo das ações de fiscalização desenvolvidas na cidade desde dezembro do ano passado. Com mais de 180 blitzen realizadas, o trabalho dos agentes reduziu significativamente os acidentes de trânsito envolvendo vitimas fatais, tem inibido ainda crimes contra a vida e assaltos, além de apreender cerca de 20 veículos roubados, entre motocicletas e carros.

O coordenador do Departamento de Trânsito da Settran, Jorge Teles, disse que o trabalho tem sido intenso e eficiente. “Desde o último acidente em dezembro passado, com morte no trânsito, provocado pelo consumo de álcool ao volante, a equipe de agentes de trânsito intensificou as blitzen, principalmente durante à noite e nas madrugadas nos finais de semana. Com isso, temos feito flagrantes de condutores com índices superior de álcool por litro de sangue o que fere a legislação de trânsito”, afirmou.

A Diretoria de Trânsito também comemora o fato de nos últimos 75 dias não ter sido registrada nenhuma morte no trânsito em Itabuna, o que representa o acerto da execução das blitzen. Além de contar com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar da Bahia, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/BA, a partir de agora a operação de fiscalização contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF de acordo com o secretário Abraão Ribeiro.

Dentre as ações de repercussão Jorge Teles cita a perseguição a homens armados no interior de um veiculo Gol, licenciado em Ibicaraí, que furou a blitz da Settran, na madrugada de sábado, dia 12. O veículo foi apreendido pelas equipes da Settran, Polícia Militar, DETRAN e Getam/GCM, mas seus ocupantes, acusados de assassinar um jovem nas primeiras horas de sábado fugiram, tomando rumo ignorado.  Dentro do carro foi encontrado celular, tênis e uma quantidade de maconha. O caso foi repassado à Polícia Civil que abriu investigação sobre os fatos criminais.